7 passos para ter a mente clara como a água

7 passos para ter a mente clara como a águaManter a calma e ter fé na vida está difícil pra todo mundo com tanto corre-corre.  Mas é possível melhorar. Você sabe o que significa ter a mente clara?

O termo Mente Clara é, na verdade, a tradução de um conceito citado no livro Getting Things Done (GTD), de Davi Allen. Os americanos chamam de Mind like Water (Mente clara como a água), um conjunto de posicionamentos no dia a dia que pode levar os indivíduos a uma melhor qualidade de vida.

A ideia remete às artes marciais que pregam a importância de ter uma mente estável, equilibrada e que reage aos acontecimentos apenas na medida necessária, para, no momento seguinte, retornar ao estado natural. Mas nada disso importa muito. O que é interessante nesta “filosofia” de vida são os conselhos que ela dá, principalmente para quem está mais sujeito ao estresse diário.

Pense numa lagoa. Agora pense em uma pedrinha sendo atirada na água. Ela reage apenas de acordo com a massa da pedra e a força com que ela foi jogada, não é? E, logo depois, fica calminha de novo, não? Pois bem. Em resumo, siga essa metáfora e você se dará bem na vida.

Confira 7 passos para se aproximar de uma mente clara como a água:

1. Medite
Ajuda a cultivar uma mente mais equilibrada e focada, conforme demonstram diversos estudos científicos, além de ampliar a capacidade do cérebro em diferentes maneiras.

2. Se alimente bem
Tudo o que você precisa para se alimentar são: verduras, raízes, frutas, carnes, ovos, nozes, castanhas e amêndoas. O excesso de açúcar, de carboidratos refinados e de “comidas” industrializadas força o organismo, deixando a mente mais confusa do que já naturalmente é, já que está sendo mal alimentada com porcarias.

3. Delete os compromissos da mente
A mente é boa para criar, imaginar, inventar coisas. Arquivar muitos dados e compromissos não é uma especialidade do nosso cérebro. Para isso existem o computador e a agenda.

4. Exercite seu lado compassivo
Ficar em permanente estado conflito leva a mente a estar sempre reagindo. Reclamar dos outros faz com que o mundo a nossa volta seja forrado de empecilhos. Ser compassivo é compreender que todos têm problemas como nós. Não se coloque em situação ativa contra essas pessoas. Sendo não reativo, tendo compaixão e gentileza, você mantém sua mente clara como a água.

5. Diminua o ruído
Ruído na comunicação (e não estamos falando literalmente de barulho) é lixo emocional. Toda essa tranqueira de informação visual e sonora (TV, Outdoors, redes sociais) distrai, tira do foco, nos deixa confusos. Veja menos TV, navegue menos na internet, olhe mais para o horizonte e menos para o que está logo na sua frente. Perca tempo com o que realmente dá prazer: leia um livro, bata papo, brinque com seu filho, ouça música calma, toque (ou aprenda a tocar) um instrumento musical. Mas seja lá o que for fazer, faça com foco.

6. Acumule menos
Consuma menos. Compre o que realmente precisa. O prazer imediato de uma compra vira frustração depois que o objeto é logo descartado.

7. Faça uma coisa de cada vez
Mesmo diante de tanta tecnologia que nos empurra a viver e trabalhar no conceito multitarefa, é preciso por limites. Quando atuamos numa coisa de cada vez, nos entregamos ao que estamos fazendo e o resultado é infinitamente melhor.