Assunção de Nossa Senhora

Dia 15 de agosto

História: O termo dormitio (passagem da santa Mãe de Deus para a outra vida) é o mais antigo no que se refere ao desfecho da vida terrena de Maria, e após um século da introdução da festa em Roma pelo papa oriental Sérgio I viria a ser denominado como Assunção de Nossa Senhora.

Maria não precisou aguardar o fim dos tempos para obter a ressurreição corpórea, pois o pecado nunca passou perto de sua alma. A sua união com Cristo mostra a vitória sobre os principais inimigos do gênero humano: a morte e o pecado.

A vitória de Maria sobre o pecado, se completa com a vitória em corpo e alma. A Assunção é, pois, a participação do corpo e da alma na glória celeste, a plenitude da Vida cristã no pós-morte.

Oração da Assunção de Nossa Senhora: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por Cristo, Senhor nosso. Amém. Repitamos todos: Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós.

Devoção: –

Padroeiro: África do Sul

Outros santos do dia: Tarcísio (Mártires); Alípio, Amulfo (bispo); Alícia e Margarida (Monjas); Alfredo e João (bispo); Jacinto (patr) e Ártires.