Católicos chineses realizam Jornada Mundial de Oração

Católicos chineses realizam Jornada Mundial de OraçãoEm 24 de maio, a comunidade local celebrou a “Jornada Mundial de Oração pela Igreja na China” convocada pelo Papa Bento XVI, na festa de Santa Maria Auxiliadora.

Mas teve também outros motivos de alegria: a ordenação dos dois novos sacerdotes, a primeira celebrada na igreja de Shao Guan desde 1949; e a inauguração de uma nova residência para o clero local num complexo onde se encontra também um novo Centro pastoral e cultural intitulado a dois santos salesianos, S. Luís Versiglia (1873-1930) e São Calixto Caravario (1903-1930).

Com a Jornada Mundial de Oração pela Igreja na China “chegou a primavera para a Igreja em Shao Guan”, na diocese de Guang Zhou: foi o que disse o pároco local.

Mais de 500 fiéis chegaram de toda a região sudeste da China continental (mas também de Hong Kong e Macau) junto a dezenas de religiosas de diversas congregações, para participar da solene celebração presidida por Dom Giuseppe Gan Jun Qiu, arcebispo da Arquidiocese de Guang Zhou, e concelebrada por cerca de 50 sacerdotes.

Como refere a Fides o Departamento de comunicação da Igreja local, Dom Gan encorajou os fiéis à oração e à ativa participação na evangelização. A comunidade de Shao Guan, recordou, é uma comunidade florescente e cheia de vitalidade no empenho pastoral e missionário, como testemunham os 108 batismos, entre crianças e adultos, celebrados na noite de Páscoa.

A Arquidiocese de Guang Zhou hoje conta 17 sacerdotes, cerca de 40 religiosas, 16 seminaristas maiores, 50 igrejas e capelas e, no total, 60 mil fiéis.

Fonte: Agência Fides