Católicos mexicanos celebram 10 anos de canonização de San Juan Diego

Católicos mexicanos celebram 10 anos de canonização de San Juan DiegoHoje, 31 de julho, comemora-se 10 anos da canonização de San Juan Diego, um índio que vivenciava aparições da Nossa Senhora de Guadalupe.

“O índio simples e humilde que contemplou o rosto doce e serero da Virgem de Tepeyac”, assim o beato João Paulo II descreveu San Juan Diego, vidente da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja canonização completa 10 anos em 2012.

Sendo um santo admirado Igreja Católica do México, San Juan Diego vai ter suas comemorações na Basílica de Guadalupe com eventos especiais.

A comemoração começará às 10h na esplanada da Antiga Paróquia de Índios, que conserva as relíquias do santo e os restos de sua tio Juan Bernardino, que foi curado milagrosamente pela Virgem durante as aparições. Neste lugar se levará a cabo um ato de homenagem.

A solene eucaristia da memória de San Juan Diego, evento central, terá início ao meio-dia, com presidência do arcebispo primaz do México, Cardeal Norberto Rivera, e assistência do bispo do vicariato episcopal Santa Maria de Guadalupe, Dom Florencio Armando Colín, do reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Enrique Glennie, entre outros.

A celebração continuará a partir da 15h, com uma representação do relato das aparições por parte de Nican Mopohua, na língua náhuati, idioma indígena original através do qual San Juan Diego se comunicou com a Santíssima Virgem e por meio do qual foram registrados os fatos.

Fonte: Editora Cléofas

Veja também:
História e oração de San Juan Diego