Diocese de Santa Cruz do Sul comemora 50 anos

Diocese de Santa Cruz do Sul comemora 50 anos A Diocese de Santa Cruz do Sul do Rio Grande do Sul, comemora nesta semana 50 anos de construção.

Nesta quinta-feira, 15 de novembro, data em que foi criada a Diocese de Santa Cruz, vão acontecer eventos que marcarão o futuro da Igreja Diocesana: o Bote Fé, que acolherá a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ 2013; e a 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral.

A programação do Bote Fé Diocesana terá início às 17h do desta quarta-feira, dia 14 de novembro. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora serão acolhidos no Seminário São João Batista e logo em seguida serão levados para o pórtico de entrada da cidade de Venâncio Aires pelo Corpo de Bombeiros. De lá os símbolos serão conduzidos até a frente da Igreja São Sebastião Mártir, onde haverá diversas manifestações de fé e animação da Banda Maquinados.

Às 21h os símbolos serão levados até a cidade de Lajeado, onde acontecerá o Evangelizashow em frente à Igreja Santo Inácio. Várias coreografias estão sendo preparadas para este momento. A partir da uma hora da madrugada do dia 15 de novembro, a cruz estará em Encantado, onde será realizada uma procissão luminosa seguida de vigília dos jovens até as 5h da manhã.

No início da manhã de quinta-feira, às 7h, a Cruz e o ícone de Maria serão recebidos na Igreja do Rosário de Rio Pardo, de onde sairão em procissão pelas principais ruas da cidade, fazendo uma parada em frente à Escola Ernesto Alves, onde haverá uma apresentação das Bandas Marciais de Rio Pardo.

O grande evento diocesano terá início às 10h, com a chegada da Cruz e do ícone mariano na Praça Getúlio Vargas, de Santa Cruz do Sul, onde haverá missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, seguida da apresentação de várias bandas, com destaque para a Banda Hawas de Caxias do Sul.

O segundo evento que marcará o aniversário da diocese gaúcha será a 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro. Com o tema “Ser Igreja e viver a fé hoje e amanhã”, o evento reunirá em torno de 350 pessoas na Comunidade Santo Inácio de Santa Cruz do Sul. Durante a assembléia serão definidas as principais linhas de ação a serem adotadas nos próximos quatro anos dentro da diocese.

Na conclusão da Assembléia, no dia 18 de novembro, será celebrada a abertura do Ano da Fé na Diocese. Será um momento oportuno para os fiéis católicos da região firmarem compromisso com as prioridades definidas na Assembléia e se proporem a fazer tudo com o objetivo de difundir a fé cristã em todos os recantos da cidade.

50 anos de história

A Diocese de Santa Cruz do Sul, desmembrada da Diocese de Porto Alegre, foi criada pelo Papa João XXIII através da bula “Quandoquidem Servatores” assinada por ele em 20 de junho de 1959 e publicada no jornal Observartore Romano em 14 de agosto de 1959. Designa também o seu primeiro bispo o Mons. Alberto Frederico Etges natural de Santa Cruz do Sul e nascido aos 11 de julho de 1910. A sagração episcopal de Mons. Alberto foi marcada para o dia 25 de outubro de 1959 na Catedral de Porto Alegre.

A solenidade de instalação oficial da diocese fora marcada para o dia 15 de novembro de 1959, em Santa Cruz do Sul, sede da nova diocese. Calcula-se que estiveram presentes na solenidade mais de oito mil pessoas além de padres, bispos, o arcebispo Dom Vicente Scherer e o Núncio Apostólico. Na época a nova diocese contava com 39 paróquias em 10 municípios. Hoje a diocese de Santa Cruz do Sul conta 40 municípios e 51 paróquias, totalizando 1.089 comunidades.

Programação da peregrinação dos símbolos da JMJ

Depois de visitar a diocese de Santa Cruz do Sul, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora seguirão para os seguintes destinos: 15 a 17 de novembro, diocese de Uruguaiana; 17 e 18 de novembro, diocese de Santo Ângelo; 18 a 20 de novembro, arquidiocese de Passo Fundo; 20 e 21 de novembro, diocese de Vacaria; 21 a 23 de novembro, diocese de Caxias do Sul; 23 e 24 de novembro, diocese de Osório; 24 a 25 de novembro, diocese de Montenegro; 26 a 28 de novembro, diocese de Frederico Westphalen; e 28 a 30 de novembro, diocese de Erechim. (FB)

Fonte: Gaudium Press