É tempo de Quaresma

Após a folia do Carnaval, a quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, que é o tempo propício para a meditação sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus – o ponto central da fé cristã. Trata-se de um período de renovação, que nos serve para refletirmos sobre o amor que Jesus doou aos homens, sobre o amor ao próximo e sobre a vida. A Quaresma nos chama a buscar as mudanças que nos fazem ser humanos mais fraternos e a serviço da paz.

Para quem não conhece toda sua simbologia, a Quaresma marca os preparativos para a Páscoa da Ressurreição, a maior data celebrada pelo cristianismo. Esse período dura 40 dias, um número que aparece várias vezes em acontecimentos da Sagrada Escritura, como os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação dos judeus pelo deserto após a fuga do Egito e os 40 dias de Jesus no deserto sem comer e resistindo às tentações.

Trata-se, portanto, de um tempo de recolhimento consigo próprio, na tentativa de reconhecimento daquilo que não agrega valor ao amor e que, por isso, precisa ser mudado. Tempo de lançar a si mesmo o desafio de fazer-se humilde de coração e crescer em generosidade, bondade, caridade, honestidade e simplicidade. De saber que erramos, mas temos a chance de aprender com nossos próprios erros. De servir ao próximo sem distinção ou preconceitos. De rezar com alegria. De dedicar um tempo aos necessitados, sem reclamar ou se exibir.

E chegar ao final com o coração puro para celebrar a Ressurreição de quem veio ao mundo semear o bem.

É tempo de Quaresma! Renove sua vida!

Veja também-

A proteção começa na sua consciência!

Encare seus problemas!