Exaltação da Santa Cruz

Dia 14 de setembro

História: A Exaltação da Santa Cruz que nos acompanha desde o nascimento até a morte com nossos momentos de dificuldades e provas, nos inspira: “É através da vivência na cruz da matéria que a rosa do espírito desabrocha em todo o seu esplendor”.

É a data em que se celebra o símbolo maior da Cristandade: a cruz. Pois a cruz que nos oprime poderá ser uma imensa fonte de santificação se unirmos nossas angústias Àquele que por nós, Nela, nos deu Sua vida.

Foi e é por Ela que se abre a nós a porta do Paraíso definitivo. Podemos entrar no Céu, onde só reina o amor onde já não conheceremos nem lágrima nem dor.

Cruz: símbolo anterior ao próprio cristianismo, que se tornou místico e se cruz aprofundou em seu significado com a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. “A crucificação, seguida da transcendência pela ressurreição é um arquétipo que se repete em cada ser humano”.

Não é por pouco que encontramos as sublimes palavras dirigidas por Paulo aos Coríntios (1,23-24) “Nós anunciamos Cristo crucificado, que, para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura; mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Oração da Exaltação da Santa Cruz: Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o Autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e a água jorraram. Árvore esplêndida e bela de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna só tu foste achada. Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do corpo que ao duro inferno venceu. Salve ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz: a vida em ti, fere a morte, morte que à vida conduz. Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo o perdão, aos que na Cruz foram salvos, daí a celeste mansão.

Devoção: –

Padroeiro: –

Outros santos do dia: Austrulfo (ab); Cereal e Salúsia, Crescensciano, Vitor, Rósula e Geral (Márts.); Crescêncio, Eustóquio (pt); Materno (bispo) Placila (imp); Senador, Viator, Casidoro e Dominada (Márts).