Cidade de Santos (SP) faz Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat

Nossa Senhora do Monte SerratDesde 25 de agosto, quando seu andor foi carregado desde lá do alto de seu santuário pelos 415 degraus da escadaria sob frio e garoa, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat recebe as atenções dos fiéis em local de destaque na Catedral de Santos. E ali ficará até domingo, já que o município rende homenagem à sua padroeira no dia 08 de setembro.

Após missas solenes com o Pe. José Maria da Silva às 7h00, com o Pe.Caetano Rizzi às 8h00, o bispo Dom Jacyr Francisco Braido celebrará a missa campal em frente à igreja. Em seguida acontecerá a procissão conduzindo a imagem venerada até o Paço Municipal, onde haverá Renovação da Consagração da cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat.

Depois dessas atividades ela retornará ao seu santuário no alto do morro que leva o seu nome. Diante do santuário haverá quermesse com shows no sábado (07/09) e domingo (08/09), a partir das 20h.

A capela foi construída em 1603, mas a santa ganhou a confiança do povo em 1614, quando as pessoas ali se refugiaram dos piratas holandeses que invadiam a cidade. O desmoronamento de uma parte do morro que soterrou os corsários passou a ser interpretado como um milagre de Nossa Senhora.

Quem quiser acompanhar as atividades religiosas do final de semana pode conferir a programação abaixo:

08/09/2013: domingo – Celebrações na Catedral

  • 07 horas – Missa: padre José Maria da Silva
  • 08h horas – Missa: padre Francisco Salamanca.
  • 9h30 – Missa em frente à Catedral, presidida pelo bispo Dom Jacyr Francisco Braido; procissão até a prefeitura para Renovação da Consagração e, em seguida, até o Santuário.

    Celebrações no Santuário:

  • 9h – Missa: padre Francisco José Greco
  • 16h – Missa campal celebrada pelo bispo.
  • 19h – Missa: José Myalil Paul.

Conheça a oração da Nossa Senhora do Monte Serrat.