Homenagem aos 50 anos do Vaticano II

Homenagem aos 50 anos do Vaticano IIHoje, 23 de abril, acontecerá uma sessão solene para homenagear o jubileu dos inícios dos trabalhos conciliares do Vaticano II. O encontro será no plenário da Assembleia Geral dos bispos do Brasil na cidade de Aparecida (SP), a partir das 18 horas.

A cerimônia será aberta à imprensa e presidida pelo Cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

O Concílio do Vaticano II é considerado o mais importante fato da história recente da Igreja e os bispos brasileiros participaram ativamente dos trabalhos, tanto que as assembleias gerais da CNBB de 1964 e 1965 foram realizadas em Roma por esta mesma razão.

Levantamento feito no início deste ano de 2012 pelo professor Fernando Altemeyer Junior, do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, oferece dados importantes para se contemplar a participação no Concílio.

São 179 bispos do mundo inteiro que estão vivos e participaram do Concílio, entre eles 10 são brasileiros, sendo que um deles deixou o ministério episcopal. São 9 bispos, portanto, que estiveram ao menos em uma das quatro sessões conciliares:

Segundo a pesquisa do professor Altemeyer, atualmente, ou seja, na primeira metade do mês de janeiro de 2012, há 5207 bispos católicos vivos e atuantes em todo o planeta e dentre eles estão aqueles que participaram do Concílio Vaticano II, ocorrido entre 1962 a 1965 em Roma, na Itália.

Fonte: Portal Ecclesia