Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visita penitenciárias

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visita penitenciáriasNesta quarta-feira, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitou cerca de 630 detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) da Região Metropolitana de Belém.

No dia 1º de outubro começou uma serie de visitas as penitenciarias da Região Metropolitana de Belém (RMB), onde terá fim no dia 16 de outubro.

A detenta Helane Maria de 36 anos, do município de Santa Bárbara, fez o seu pedido enquanto o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Tavares, conduzia a imagem peregrina por todos os setores do presídio feminino, pela manhã.

Ao tocar na imagem e fazer o sinal da cruz, as lágrimas começaram a cair. “Eu pedi naquele momento que ela me tirasse daqui para eu finalmente ver os meus cinco filhos”, disse a mãe que não vê as crianças há quase cinco anos. Ela apenas tem notícias de que o mais velho também está preso.

Falta pouco para acabar a pena de cinco anos que Helane tem de cumprir. Ela terá de esperar apenas mais dois meses de regime fechado e seis de regime semi-aberto. Após a soltura ela já sabe o que quer: “voltar ao convívio social como uma nova mulher”, diz.

De acordo com a diretora do presídio, Lígia Sipriano, a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré tem uma importância muito grande para as encarceradas.“Durante o trabalho de re-socialização a religião ainda é o ponto mais forte e é um aspecto que ajuda durante o processo. Mas antes da esperança, ela trouxe a paz interior da qual elas tanto precisam, pois quando essas mulheres entram aqui elas experimentam uma angústia muito grande ao se depararem com a experiência do cárcere”, disse a diretora.

Ao final da passagem da Santa pelo presidio o coordenador da Pastoral Carcerária, Diácono Ademir Silva, um conselho as mulheres que lá se encontram: “Eu quero dizer a vocês que todas são filhas de Deus!”, após a mensagem um momento de oração para fechar a visita da Santa ao CRF.

Fonte: Portal Um