Martírio de São João Batista

Dia 29 de agosto

História: Temos as narrações dos evangelhos a seu respeito, principalmente o de São Lucas, que narra seu nascimento, sua vida no deserto, sua pregação.

Desde os Sacramentários Romanos, essa festa aparece nesta data com o nome de paixão ou degolação.

Essa celebração, que remonta ao século V na França e ao VI em Roma, é ligada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Cristo, isto é, aquele que pregava a vinda do Messias.

Conta-se que no Império de Tibério (27-28 a.C.), São João Batista iniciou sua missão convidando o povo para preparar os caminhos do Senhor. Jesus apresenta-nos João Batista:

Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João à multidão: ‘Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver?

Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais do que um profeta.

É dele que está escrito; Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior que ele…’ (Mateus 11, 7-11).

João Batista tinha amizade e simpatia do rei Herodes e costumava ser convidado por ele, por sua sabedoria. Porém João, sabendo que Herodíades, cunhada do rei, praticava infidelidade, traindo seu marido com Herodes, exortou-o a não mais pecar. Por esta razão foi levado como prisioneiro.

No dia do aniversário de Herodes, em grande festa, o rei estava embriagado não só de pecado mas de vinho, quando chamou Salomé, filha de Herodíades para dançar para ele, acrescentando: “Pede-me o que quiseres e eu te darei!”

Salomé então dançou para ele e no final, sua mãe, Herodíades, soprou aos ouvidos de sua filha: “Pede-lhe a cabeça de João Batista!” E apesar do rei assustar-se com tal pedido e não coincidir com seu desejo, mandou decapitá-lo e trazer-lhe a cabeça sobre uma bandeja.

Oração do Martírio de São João Batista: Bendito seja São João Batista, que anunciou com firmeza e fé a Vinda do Messias! Sede ó São João, nosso fiel intercessor, em nossas necessidades e projetos. Concedei-nos, Senhor Jesus, pelos méritos de São João Batista, os dons que nos faltam para maior perseverança e paz em nossas vidas, amém. São João Batista, rogai por nós.

Devoção: Total obediência a Deus

Padroeiro: Dos que pregam a Palavra de Deus

Outros Santos do dia: Adelfo, Alberico, Basília, Cândida (mrs.); Eutímio, Feologildo(arceb,); Ipácio (bispo); e André (pb.) (Márts); Sabina, Mederico, Niceas e Paulo (Márts); Sebo (rei); Verona.