Não desista de seus sonhos

Oração do Amanhecer                Quem nunca se deparou com situações em que a vontade de desistir de lutar parece mais forte que tudo? Mas, então, acontecem coisas que restauram nosso ânimo. Por isso, não desista de seus sonhos!

Pequenas vitórias que nos fazem seguir em frente, que nos motivam. A história está cheia de exemplos de personalidades que tiveram fracassos e derrotas por diversas vezes até conseguirem conquistar o que sonhavam. Se você se encontra num momento de desesperança, inspire-se na experiência de pessoas vitoriosas.

Elas não conheceram o gosto do sucesso impunemente. Com certeza trilharam o caminho da frustração e da derrota até vencerem. Uma destas histórias é de Abraham Lincoln, o homem que chegou até a presidência da maior economia do mundo. Veja a carta em que ele resume como precisou superar várias desilusões até chegar onde queria:

                Washington, 20 de janeiro de 1865.

               Prezado Senhor, direi apenas algumas pouca palavras. A vida fez de mim um homem bem familiarizado com as decepções. Aos 23 anos, tentei um cargo na política e perdi. Aos 24, abri uma loja e não deu certo. Aos 32, tentei um negócio de advocacia com amigos, mas rompemos a sociedade. Ainda naquele ano, tive um grave colapso nervoso e passei um bom tempo no hospital.

                      Com 45 anos, disputei uma cadeira no Senado e não ganhei. Aos 47, concorri à nomeação pelo Partido Republicano para a Eleição Geral e fui derrotado. Aos 49, tentei o Senado e fracassei novamente. Mas aos 51   anos, finalmente, fui eleito presidente dos Estados Unidos da América. Por isso, não me venha falar de dificuldades, tropeços ou fracassos. Não me interessa saber se você falhou. O que me interessa é se você soube aceitar o tropeço.

                      Todos os infortúnios que vivi me tornaram um homem mais forte, me ensinaram lições importantes. Aprendi a tolerar os medíocres; afinal, Deus deve amá-los, porque fez vários deles. Aprendi que os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis. Aprendi que, quando se descobre que uma opinião está errada, é preciso descartá-la. Aprendi que a melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Aprendi que nunca se deve mudar de cavalo no meio do rio.

                     Se você está vivendo um momento temporário de fracasso, posso afirmar com a certeza da minha maturidade, ou dolorida experiência, que você jamais falhará se estiver determinado a não fazê-lo. Por mais que você encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Pois saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

                    Atenciosamente,
                   Abraham Lincoln.

 

Veja também:

Acreditar na vitória é fundamental

Cultive o bom humor incorporando 7 hábitos no dia a dia

Oração de Gratidão ao Pai Nosso