Papa abençoa a cruz que irá celebrar 2 mil anos da Ressurreição de Cristo

Papa abençoa a cruz que irá celebrar 2 mil anos da Ressurreição de CristoNessa quarta-feira, 23, o Papa Bento XVI abençoou uma cruz de madeira de quatro metros de altura para percorrer as capitais do mundo para celebrar os dois mil anos da Ressurreição de Cristo, no ano 2033.

O símbolo já percorreu a Ucrânia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Islândia, França, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Hungria, Eslováquia e República Tcheca.

A iniciativa partiu de um grupo de fiéis ucranianos da localidade de L’viv. De 1918 a 1941 foi uma cidade polonesa e de 1941 a 1944 da Alemanha. Sua passagem à Ucrânia se deu em 1945. Em sua passagem por Roma, a cruz já esteve nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo.

A informação foi divulgada ontem no jornal vaticano L’Osservatore Romano onde afirma que o tamanho da cruz “é um sinal de gratidão a Deus” e que “esta iniciativa tem um valor ecumênico”.

L’Osservatore Romano assinala ainda que “esta iniciativa tem um valor ecumênico” como a do Padre Vladimiro Timoshenko, da Paróquia dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Rússia, que apresentou ao Papa o ícone de São Olaf para sua bênção. A imagem será colocada na igreja em substituição a um antigo ícone que foi destruído.

Fonte: cancaonova

Veja também:
Disponível para download o livro com a mensagem de Bento XVI;
Papa faz doação de 250 mil.