Precisa de um guia? Apele à Nossa Senhora da Guia

Nossa Senhora da GuiaHá fases obscuras da vida em que uma mão a nos guiar muitas vezes é tudo o que precisamos pra supercar as dificuldades. Pular os buracos, ultrapassar os obstáculos e se equilibrar em caminhos muitas vezes tortuosos pede o amparo de uma mão generosa. Metaforicamente, os católicos atribuem essa especial função à Nossa Senhora da Guia, cujo dia é celebrado neste dia 15 de agosto.

Para quem não sabe, Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria e que caracteriza uma das muitas facetas e características da Mãe de Deus. E justamente o papel de Maria, Mãe de Jesus, na história da salvação, é importantíssimo nesse sentido.

Além do seu sim a Deus, de gerar Jesus Cristo como homem e de educá-lo como filho, ela guia o ser humano, conduzindo aqueles que querem ir para Deus. Nas Bodas de Caná, Maria disse uma frase que é emblemática desta sua missão de Guia da humanidade.Ela disse: Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser.

Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. Não é por acaso que é ela a padroeira dos navegantes, que sempre estão à procura de um guia nas aventuras oceânicas. Também por isso a sua devoção é muito forte em Portugal, um país com uma longa e histórica tradição marítima.

No Brasil, sua difusão deve-se aos portugueses, que trouxeram a devoção de Portugal, onde a festa comemora-se junto com Nosso Senhor do Bonfim. Por este motivo, no ano de 1745, um Capitão da Marinha Real aportou na cidade de São Salvador, na Bahia, trazendo em seu navio tanto a imagem de Nossa Senhora da Guia quando a de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, as quais foram transportadas até à Igreja de Nossa Senhora da Penha, situada na localidade de Itabagipe, Rio Grande do Norte. Católico devoto, decidiu difundir no Brasil a devoção enraizada em Portugal tendo a idéia de construir um templo dedicado ao Senhor do Bonfim e à Virgem da Guia.

Nos momentos de aflição, recorra a estas duas orações:

“Ó Virgem bendita,
guiai todos os meus passos,
protegei-me em todos os perigos
e livrai-me de todo o mal.
E, em todas as circunstâncias de minha vida,
mostrai-me Jesus,
que é o Caminho que me conduz ao Pai,
a Verdade que me liberta e a Vida que me salva.
Ó Virgem Santíssima,
Nossa Senhora da Guia,
abençoai e guiai o nosso Papa Francisco,
 e todo o povo de Deus.
Convertei os pecadores
e fazei que todos os homens e mulheres
conheçam a Jesus Cristo,
nele creiam e nele
tenham a salvação.
Amém”.