Réplicas dos símbolos da JMJ peregrinarão por diocese mineira

Réplicas dos símbolos da JMJ peregrinarão por diocese mineiraA v, localizada no leste do estado de Minas Gerais, está em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no próximo ano na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro. Para tal, nos dias 8 e 9 de junho de 2013, cerca de um mês antes do evento, a diocese convoca a juventude para a Jornada Diocesana da Juventude. O evento está sob orientação do Setor Juventude da diocese, conforme noticiou o site da catedral São de João Batista, de Caratinga.

Assim como a JMJ Rio 2013, a JDJ contará com a peregrinação dos símbolos da Jornada da Juventude, porém, réplicas. A cruz de madeira, e o ícone com a imagem de Nossa Senhora, percorrerá todo o território da diocese, que compreende 49 paróquias, divididas em cinco foranias. Esta peregrinação tem como objetivo animar os jovens, tanto para a JDJ quanto para a JMJ Rio 2013.

O bispo diocesano fará a abertura oficial do evento no dia 30 de setembro deste ano, domingo, na catedral de São João Batista, com a Santa Missa e o envio dos símbolos, conforme divulgado.

Conforme a programação veiculada, a primeira forania a receber os símbolos, é a forania de Inhapim. Desde o dia 30 de setembro até o dia 14 de novembro, as réplicas peregrinarão por suas 10 paróquias. Em seguida, no dia 15/11 a forania de Ipanema acolhe os símbolos, até o dia 26 de janeiro de 2013. A peregrinação continua nas foranias de Manhuaçu e Carangola, dentre os dias 27 de janeiro e 17 de abril. E por fim, a forania de Caratinga, peregrinando entre os dias 18 de abril até o dia 7 de junho pelas suas 13 paróquias.

Ainda foram divulgadas algumas recomendações para esta I Jornada Diocesana da Juventude. Dentre elas, a diocese pede que aconteçam encontros paroquiais, vigílias com a juventude, celebrações eucarísticas, dentre outras, nas paróquias onde as réplicas peregrinaram. Ainda, a diocese pede que haja uma boa divulgação dos eventos paroquiais, e que sejam encaminhadas informações e fotografias para os meios de comunicação da diocese.

Para mais informações, visite o site da catedral de São João Batista (http://catedralcaratinga.com.br/) ou ainda o site da diocese de Caratinga (http://www.diocesecaratinga.org.br/).

Fonte: Portal Ecclesia.