Salve Santa Clara

Salve Santa ClaraPrecisa de luz em seus caminhos? Nada como evocar ajuda à Santa Clara.

Ela foi, sem dúvida, uma mulher que marcou a sua época. Como primeira mística franciscana, escolheu abdicar da vida abastada que tinha junto à família nobre para viver a sua experiência com Deus, no silêncio do Mosteiro de São Damião. Mas a claridade das suas virtudes irradiou para além dos muros do Mosteiro. Fundou uma nova Ordem, conhecida como as Damas Pobres ou Ordem das Clarissas.

Como mulher influente do seu tempo, tornou-se a primeira escritora da religiosa da época.  Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Santa Clara era e é mesmo iluminada! Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos.

Tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. O chamado foi tão transparente e claro pelo voto de pobreza, que ela enfrentou a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso. E foi assim que, aos 18 anos, a jovem Clara abandonou seu lar para seguir Jesus radicalmente. Viveu na prática e no amor a mais estrita pobreza. A partir de 1224, Clara adoeceu e foi definhando.

Em 1226, Francisco de Assis morreu e Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Lá, via Francisco e os ritos das solenidades do seu funeral que estavam acontecendo na igreja. Anteriormente, tivera esse mesmo tipo de visão numa noite de Natal, quando viu, projetado, o presépio e pôde assistir ao santo ofício na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, que pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada Padroeira da Televisão e de seus profissionais.

Um ano antes de sua morte, em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito.

No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de falecer, Clara recebeu das mãos de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação canônica e dois anos após sua morte, o papa Alexandre IV proclamou santa Clara de Assis. Se você está precisando de respostas para algum conflito ou dilema na sua vida, peça a Santa Clara que sua luz o ajude a tomar a melhor decisão.

Conheça a Oração da Santa Clara.