Santa Catarina de Sena

Dia 29 de abril

História: Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte.

A Igreja sofria por suas divisões internas e antipapas (chegaram a existir três papas simultaneamente). Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Santa Catarina de Sena ingressou na Ordem Terceira de São Domingos.

Viveu um amor apaixonado e apaixonante por Deus e pelo próximo. Lutou ardorosamente pela restauração da paz política e da harmonia entre seus concidadãos.

Santa Catarina de Sena contribuiu para a solução da crise religiosa provocada pelos antipapas, fazendo Gregório XI voltar à Roma. Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde.

Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja de seu tempo. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade em seus contemporâneos.

Adiantou-se séculos aos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente. Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suas idéias teológicas e de sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja.

De sua cela ditou o Diálogo sobre a Divina providência, para render o seu último canto de amor. Morreu em 29 de abril de 1380 e canonizada em 29 de abril de 1461.

Oração da Santa Catarina de Sena: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santa Catarina de Sena, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Devoção: Ao combate às heresias

Padroeiro: Da Itália, assim como São Francisco de Assis

Outros Santos do dia: Pedro de Verona, Tértula, Antônia, Agápio, Secundino (mártires); Tíquico, Torpetes, Emiliano (mártires); Paulino, Severo (bispos); Hugo (abade), Roberto (monge).