Santa Cristina

Dia 24 de julho

História: Aos 11 anos de idade seu pai queria obrigá-la a abjurar sua fé, pois havia se tornado cristã.

Mas a menina fez em pedaços as estatuetas dos deuses do quarto de seu pai, dando os metais aos pobres. O pai, em suma revolta, mandou que a flagelassem e fechassem-na num cárcere.

Como continuasse perseverando em sua fé, seu pai, Urbano, que era oficial do Imperador. Entregou-a a terríveis suplícios. No cárcere, coberta por chagas, foi consolada e curada por três anjos que lá apareceram.

Como o castigo falhasse, amarraram-na em uma pedra e jogaram-na em um lago. Mas sustentada por um anjo, boiou e levou à menina à margem. O malvado pai morreu mas as torturas não acabaram.

Torturaram-na com ferros em brasa, mordidas de cobras venenosas, corte dos seios, até matá-la. E assim partiu para os jardins do paraíso.

Oração da Santa Cristina: Sede para todos nós, ó Deus Altíssimo, exemplo de fidelidade e de espírito resoluto para que possamos imitar a vida de Santa Cristina, que sofreu e morreu professando a fé católica. Dai-nos, por sua intercessão, a Graça que ousamos pedir. Por Cristo Senhor Nosso, amém. Santa Cristina, rogai por nós. Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogai por nós.

Devoção: A Jesus Cristo, mesmo que lhe custasse aos piores sofrimentos e a morte.

Padroeiro: De Bolsena

Outros Santos do dia: São Bóris (padroeiro de Moscou); Luísa de Sabóia, Amulfo, Blátmaco, Calcedônio, (márts.)Declano (bispo); Eufrásia, Fgna, Fantino, Fego, Gerburga (ab,); Meneu e Capitão (márts.); Mercúrio e Efrém (márts.); Niceta e Aquilina (márts.); Nicolau, Pavácio (bispo); Rurício (bispo); Sigolena (ab.); Ursícino (bispo).