Santa Efigênia e São Mateus

Dia 21 de setembro

História: Segundo a tradição, Santa Efigênia (a primeira santa africana) era filha do rei da Etiópia, Eglipo e da rainha Ifianassa.

Essa ilustre família real etíope teria, também, sido convertida pelo Apóstolo Mateus. Heroína da fé, dedicou-se à oração e ao apostolado. Tornou o nome de Jesus conhecido por toda Etiópia.

Sua conversão a Jesus Cristo fizeram com que os sacerdotes idólatras convencessem ao imperador a sacrificar a própria filha aos deuses pagãos: se assim procedesse o rei se faria imortal.

Deslumbrado pela possibilidade de viver para sempre, o pai de Efigênia entregou sua filha para ser sacrificada e queimada. No momento de ser imolada, cheia de fé , invocou com confiança o nome de Jesus.

Nesse momento apareceu-lhe um anjo, que a salvou das chamas, conduzindo-a de volta ao palácio real. Nesse mesmo dia, o Príncipe Efrônio, seu irmão, adoeceu gravemente.

Apesar dos esforços dos sacerdotes magos, veio a falecer. O imperador Égipo, aturdido pelos acontecimentos, permitiu que São Mateus viesse visitar o filho.

São Mateus impôs as mãos no falecido e restituiu-lhe a vida. A partir deste momento o imperador permitiu que o Evangelho fosse pregado por toda a Etiópia. Efigênia recusou-se a casar com o príncipe Hitarco. O pai mandou incendiar o convento e matar são Mateus, que também protegeu Efigênia, pois já a consagrara a Deus para sempre.

Sabe-se que Efigênia fundou um Mosteiro e que ela própria o salvou das chamas, invocando o nome de Jesus. Eis porque a Santa traz em suas mãos uma casa e tornou-se símbolo de todos aqueles que buscam a salvação do lar e lutam para ter uma casa própria.

Efigênia, entristecida com a morte de seu protetor São Mateus vendeu todos os seus bens e mandou construir um suntuoso templo em honra do Apóstolo. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deveu a sua conversão, Santa Efigênia tem a sua festa associada a do apóstolo.

Oração da Santa Efigênia e de São Mateus: Deus, nosso Pai, vós concedeis aos vossos santos a coragem, a fortaleza, a força para confessarem o vosso Nome Santo. Vosso desejo é que todo homem viva, pois vós sois o Deus da Vida. A exemplo de Santa Efigênia, conceei-nos a graça e testemunhar o vosso amor por nós nas coisas mais simples de nosso dia-a-dia, nos trabalhos mais rotineiros ou quando a nossa fé for provada pelas adversidades, pela dor e sofrimento. Cremos na vossa Palavra de que tudo é por vós conhecido, até mesmo a folha seca que cai e o fio de cabelo que se desprende de nossa cabeça. Vós sois o Emanuel, o Deus conosco para sempre, o Ressucitado que diz: Estou convosco para sempre, todos os dias até a consumação dos séculos! (Mateus 28,20)

Devoção: Ao Evangelho de Jesus Cristo

Padroeiro: Dos que buscam a salvação do lar

Outros santos do dia: Alexandre, Isácio (bispo); Pânfilo, Eusébio (márts); Melécio (bispo); Bernarda de Tarantásia, Ifigênia (virgem); Jonas, Nestor (conf); Gregório (monge).