Santa Eusébia

santa_eusebiaDia 16 de Março

História: Santa Eusébia pertenceu a uma família de muitos santos. Com oito anos seu pai, Santo Adalberto, faleceu. Sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento e quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou para a vida religiosa em Hamage (França), e ela aceitou.

A mãe, Santa Riertrudes, soube que Santa Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage (França), onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680. Santa Eusébia, rogai por nós!

Oração da Santa Eusébia:  Ó Deus, doador de todos os bens, que concedes tua sabedoria aos pequenos e humildes, nós te imploramos para que glorifiques tua humilde serva Irmã Eusébia, e nos conceda, por sua intercessão, a graça que te pedimos… (diz-se a graça que se deseja obter). Suplicamos-te, ainda, ó Deus Nosso Pai, que seguindo as pegadas desta heróica Filha de Maria Auxiliadora, muitas outras almas a imitem, seja no mundo ou na vida consagrada, que ela tão amorosamente professou na trilha fecunda de São João Bosco e Maria Mazzarello.

Devoção: –

Padroeiro: –

Outros Santos: Agrapito, Patrício, Heriberto (bispos), Taciano (diác.) Felix, Dionísio, Largo, Julião (mártires); Abrão (eremita), Eusébio (abade); Petrolina, Damião e Valentino (mártires); São João Nepemuceno (padr. dos Caluniados, Pontes e Viadutos)

CategoriasSem categoria