Santa Léia

santa_leiaDia 22 de Março

História: Santa Léia soube ouvir a Deus: seu amor por Ele era muito amor do que ao apego ao casamento, mesmo que seguro e rico. Quando Santa Léia enviuvou um jovem nobre quis desposa-la, mas ela preferiu unir-se à comunidade que estava sendo formada por Santa Marcela – outra viúva – um dos primeiros mosteiros que surgiram sob a orientação de são Jerônimo.

Santa Léia trocou a mansão em que vivia por uma cela, os suntuosos jantares por simples refeições, os lindos vestidos por túnicas feitas de saco, o rosto maquilado e as jóias por um cotidiano sem vaidades e orações. Levou uma vida exemplar, humilde e praticou inúmeros atos de caridade com discrição temendo chamar a atenção das pessoas. Passou seus dias em grande alegria. Quando faleceu, são Jerônimo escreveu um discurso em sue louvor.

Oração da Santa Léia: Senhor Jesus, vós nos disseste: “Eu vim para servir e não para ser servido”. Rogamos, pelo exemplo de Santa Léia, que embora fosse superiora colocou-se como escrava das outras religiosas, saibamos também nós encontrarmos alegria em servir e em todas as circunstâncias exercer a verdadeira caridade. Santa Léia, Rogai por nós.

Devoção: À caridade e a oração

Padroeiro: Das viúvas

Outros Santos: Otaviano, Santa Catarina de Gênova, Basilisa, Calíopo, Saturnino, (mártires); Paulo, Deogratias, Bemvindo, Epadrófito (bispos).

CategoriasSem categoria