Santa Margarida da Escócia

Dia 16 de novembro

História: Santa Margarida, a princípio, era costumeiramente olhada com um certo olhar de desentendimento, pois contava ao confessor, o monge Teodorico, muitas passagens místicas que lhe ocorrera, como um livro que caiu no rio e foi retirado somente após muitas horas sem se ter deteriorado o mínimo.

Mas o milagre real de santa Margarida foi ter se santificado como esposa do rei Malcom, como mãe e como rainha.

Caridosa, alimentava e servia com suas próprias mãos, mais de cem pobres e diariamente, chegando a lavar-lhes os pés e a beijar-lhe as úlceras.

Vendia suas jóias para socorrer os mais necessitados. Os últimos dias de sua vida foram muito sofridos, pois o esposo e seu filho vieram a falecer durante um assalto ao castelo de Aluwick.

Mesmo diante de tanto sofrimento, exclamou: “Graças Vos dou, Senhor, porque me concedeis paciência para suportar tantas desgraças juntas”.

Oração da Santa Margarida da Escócia: Deus, nosso Pai, sois o Amor que a tudo envolve recriando a vida em contínuos renascimentos. Quando tudo declina e fragiliza, vós ali estais com a vossa presença que restaura e vivifica nossos corações. Porque estais conosco, nosso interior é curado e se fortalece em paz duradoura. Porque estais conosco, o medo que nos impede de agir com justiça e retidão se esvanece. Porque estais conosco, o perdão supera o ódio e a vingança.

Porque estais conosco, desfaz-se a tristeza que turva a mente cega e coração. Porque estais conosco, rompe-se o orgulho que nos afasta de vós e dos irmãos. Porque estais conosco, nossa esperança é resgatada e dignificada nossas ações. Porque estais conosco, a fé nos torna inabaláveis como rochedos que não se vergam a ventos. Porque estais conosco, caminhamos sem vacilar buscando-vos sem cessar. Senhor, porque eterna é a vossa bondade, eu vos peço hoje: completai a obra que em cada um de nós começastes. Conservai a nossa vida em meio às adversidades. Não abandoneis a obra de vossas mãos. (Sl 137, 7ss)

Devoção: À caridade

Padroeiro: Dos necessitados

Outros Santos do dia: Gertrudes (vg); Rufino, Marcos e Valério, Elpídio, Marcelo e Eustáquio (márts.); Edmundo, Fidêncio, Euquério (bispos); Otmaro (ab.); Afã, Inês, Augustina e Felicidade (márts.).