Santa Maria Goretti

Dia 06 de julho

História: Menina de 12 anos, pobre e analfabeta, preferiu morrer cruelmente a consentir no pecado.

Filha mais velha dr cinco irmãos, dos quais também cuidava, órfã de pai, Santa Maria Goretti teve que deixar a escola mas esforçou-se para terminar o catecismo, recebendo a primeira Comunhão aos 12 anos de idade.

Sempre alegre, altruísta e bastante espiritualizada granjeou – sem o querer- a atenção de Alexandre Serenlli, um rapaz de 18 anos de idade. Tentou cortejá-la, mas foi rejeitado.

O rapaz rondou a casa de Maria Goretti , e quando viu a mãe sair, atacou-a, fazendo tudo para ela se entregasse a ele. Rejeitando com decisão todas as proposta do assediador, dizia: “Não, não! Deus não quer! Isso é pecado!”.

Maria disse que preferia morrer do que aceitar tal atitude e acabou realmente morta com catorze punhaladas por ele. Antes de expirar perdoou o agressor. Foi canonizada por Pio XII, em 1950.

O assassino ficou 27 anos preso e assistiu, arrependido após sonhar com Maria Goretti que lhe oferecendo um buquê de flores, perdoando.

Assistiu à canonização da Angélica virgem e mártir, morrendo penitente num convento de capuchinhos e assim que deixou a prisão foi pedir perdão a mãe de Maria Goretti.

Oração da Santa Maria Goretti: Ó Santa Maria Goretti, que confortada com a graça divina, com apenas doze anos, não duvidaste em derramar o sangue e sacrificar a vida em defesa da pureza virginal, ensinai à todos, mas especialmente à juventude, a coragem e a decisão de colocar acima de tudo, o amor à Cristo. Amando-o totalmente, tenhamos um verdadeiro horror ao pecado, possamos viver santamente nesta terra e conseguir a glória eterna na felicidade do Paraíso. Amém.

Devoção: A Sagrada Eucaristia

Padroeiro: Moças em perigo

Outros Santos do dia: Dominga(virg.); Agilulfo, Benedita, Bertário e Ataleno (márts.); Branwaládro, Darerca, Dermor, Etna e Cumman; Gervásio, Justo (monge); Goar (er.); Isaías (pf); Lúcia, Antonino, Severino, Diodoro, Dião e comps.(márts.); Matilde, Paládio, Rômulo (bispos); Sisoes(monge); Tranqüilino (mártir); Hugo(er.).