Santa Rosália

Dia 04 de setembro

História: Segundo a tradição, nasceu de uma família nobre do sul da Itália e mesmo distantemente, era descendente do grande imperador Carlos Magno.

Tinha 14 anos e era belíssima quando Nossa Senhora lhe apareceu e recomendou que deixasse o mundo, pois sua alma correria perigo se nele permanecesse.

Rosália, obedecendo à Virgem, ocultamente saiu de casa, sem avisar os pais.

Dois Anjos, com figuras humanas, a acompanharam até uma gruta onde ela se ocultou, levando vida de oração e penitência. Alguns meses depois, os mesmos Anjos a advertiram de que convinha afastar-se ainda mais, porque seus pais a estavam procurando pela região.

Novamente escoltada pelos mensageiros celestes, Rosália foi para o alto do Monte Pelegrino, onde, seguindo o exemplo dos antigos anacoretas, passou 16 anos em penitências e orações. Faleceu com 30 anos de idade e é venerada como padroeira da cidade de Palermo.

Conta-se que três anos após sua morte, apareceu a uma mulher doente, orientando-a a ir após nove meses em peregrinação à igrejinha situada sobre o monte Pellegrino. A mulher aguardou nove meses, ou seja, até maio, quando por indicação também de Santa Rosália, achou o lugar onde estavam escondidos seus restos mortais, confirmados por uma pedra em que está escrito que Rosália Sinibaldi, por amor de Jesus Cristo, decidiu morar em uma gruta de Quisquina.

Hoje também é um dia em que nos alegramos de modo especial, por podermos evocar a grande figura do profeta Moisés. Morreu no monte Nebo, avistando de longe a Terra Santa. Sabemos ter sido um legislador divino e grande profeta, guia do povo de Israel e que, antes de iniciar sua missão ajoelhou-se diante da sarça ardente, onde recebeu as instruções diretas de Deus para salvar o povo hebreu da escravidão do Egito.

Moisés cumpriu essa missão, principalmente sendo o instrumento utilizado por Deus para nos trazer os Dez Mandamentos.

Oração da Santa Rosália: Gloriosa santa Rosália, que despojastes de todas as vaidades vãs deste mundo para vos dedicar inteiramente a uma vida de penitência e orações, temendo desagradar a Deus com as ocasiões de pecado que o mundo nos oferece, peço-vos, com toda a alma, vossa contínua proteção contra os embustes do Inimigo de Deus, que anda ao nosso redor – e mais que nunca em nossos dias, pronto para devorar vorazmente as almas. Dai-me o espírito da piedade, oração constante e que nos momentos de solidão e provações possa eu portar-me dignamente para poder um dia merecer os momentos felizes e eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: A santidade; fugir do pecado e suas ocasiões.

Padroeiro: De Palermo

Outros Santos do dia: Moisés (profeta); Marcelo (bispo): Rufino, Silvano e Vitálico (meninos); Magno, Casto, Tamel, Máximo, teodoro, Oceano, Amiano, Julião, (Márts); Rosália, Cándida, (Virgens); Bonifácio I (papa); Marino (diac.); Cunialdo e Gisitário (cfs).