Santo Anselmo

Dia 21 de abril

História: Santo Anselmo foi educado pelos beneditinos e desejou muito a vida monástica.

Porém, diante da oposição do pai, Santo Anselmo desistiu momentaneamente da idéia. Aos 20 anos, diante da impertinência do pai, pegou um burro e um criado e fugiu da casa paterna.

Santo Anselmo aventurou-se por Borgonha, França e Normandia. Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos Santo Anselmo ingressou no mosteiro de Bec, com a firme decisão de tornar-se monge e levar uma vida austera e despojada.

Era o ano 1060. Foi nomeado abade de Bec e mais tarde arcebispo de Cantuária. Era o ano 1090. Santo Anselmo exerceu grande influência intelectual no seu tempo, dando à teologia foros de ciência.

É considerado como o fundador da ciência teológica no Ocidente. Por duas vezes, por pressões do rei da Inglaterra foi forçado a abandonar sua diocese e partir para o desterro, mas acabou triunfando por sua constância e humildade.

Oração do Santo Anselmo: Por intercessão de Santo Anselmo, eu vos peço, Senhor, despertai em mim um forte interesse pela Doutrina Católica. Dai-me perseverança na busca da Verdade ensinada nas Sagradas Escrituras. Amém.

Devoção: Ao conhecimento e fazer de Deus o único objeto de suas ambições

Padroeiro: Dos intelectuais religiosos

Outros Santos do dia: Santo Anastácio, Simão, Abedecalas e Anantas, Apolo, Alexandra, Pusício, Fortunato, Félix Sílvio e Vidal, Isácio (mártires); Conrado, São Beuno de Gales (padroeiro das crianças doentes).