Santo Hipólito

Dia 13 de agosto

História: Exercia sua vida religiosa com austeridade. Combatia as heresias e até mesmo declarando-se anti-papa contra Calisto e Ponciano que depois foi declarado como santo.

Porém o papa conseguiu tirar a dureza de coração de Hipólito, pouco inclinado ao perdão, que já se encontrava em exílio numa região da Sardenha com poucas condições de sobrevivência e também acabou sendo deportado para lá após ter renunciado ao pontificado para beneficiar os cristãos.

Tratava-se daquele que viria ser são Ponciano. Tal atitude comoveu a Hipólito que se reconcilou com a Igreja e passou a aceitar a figura do Papa como seu legítimo representante.

O Papa Dâmaso declarou, sobre são Hipólito: “Na hora da prova, no tempo em que a espada cortava as vísceras da santa Mãe Igreja, com fidelidade a Cristo ele caminhou para o reino dos santos”.

Hipólito também foi bispo e escritor, além de mártir juntamente com Poncionao, foram sepultados em Roma. Hipólito na via Tuburtina e Ponciano nas catacumbas de são Calisto.

Oração do Santo Hipólito: heresias da Igreja em tempos de cisma, que defendestes com vossa própria vida os valores verdadeiramente cristãos e morrestes perdoando e abraçando a fé na hierarquia da Igreja, cujo Papa é o supremo Pastor, nós vos rogamos que transformeis nosso coração, concedendo-nos valentia porém mansidão, capacidade de perceber os erros mas com caridade corrigir nossos irmãos, sermos perseguidos e maltratados mas perdoando sempre. Por Cristo Nosso Senhor.Amém. (Regina Perina)

Devoção: Zelo extremado pela Igreja de Cristo

Padroeiro: Dos defensores da fé

Outros Santos do dia: Outros santos do dia: São Jerônimo e São Cassiano (padroeiro das secretárias); Panciano (papa); Hipólito (Márts); Antíaco (bispo); Antonino e Erulío, Cassiano, Cêntola e Helena (Márts); Eudóxia (imp); Imaro, Irene; Landolfo (bispo); Ludolfo (bispo); Ludolfo (ab); Máxima, Narsetes, Radegenda (rainha); Vitalina (virgem); Vigberto (ab) e Benildo.