Santos Anjos da Guarda

Dia 02 de outubro

História: Hoje se comemora a festa dos Santos Anjos da Guarda. A Igreja sempre acreditou na existência, não só de anjos em geral, desde a Sagrada Escritura, como os anjos destinados a guardar e proteger os homens na caminhada terrena.

A palavra anjo significa “enviado”, mensageiro, divino. Às vezes são chamados na Bíblia de filhos de Deus porque compõem a corte celeste. No Antigo Testamento os anjos aparecem, repetidas vezes com manifestações ou intervenções de Deus na história do povo eleito.

São eles portadores de mensagens divinas e participam de perto dos que os chamam, a fim de que sejam fiel à missão que Deus lhes confiou. Amemos nossos anjos, pois embora não os possamos ver por nossa limitação, existem e nos socorrem em todas as necessidades quando solicitados.

Agradeçamo-los por todo bem que nos tem feito, desde sempre. No Novo Testamento o papel dos anjos é mais claro. Os anjos anunciam o nascimento de Cristo e acompanham a vida toda do Divino Mestre. Aparecem por ocasião de sua paixão e morte e são testemunhas de sua Ressurreição.

Igualmente nos Atos dos Apóstolos é bem evidente a intervenção dos anjos que vai marcando os primeiro passos da Igreja. Eles tomam parte ativa nos progressos do Evangelho, manifestando assim que a comunidade eclesial se liga intimamente ao ministério de Cristo.

O apóstolo São Paulo dá testemunho disso quando escreve: “Não são todos os anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” Afinal, a Bíblia está repleta de notícias sobre os anjos.

Mas quais as principais referências relativas ao anjo de guarda? Tem fundamento a crença da Igreja que cada homem tem um anjo protetor? O Salmo 90, que se refere ao futuro Messias, fala explicitamente que Deus mandou seus anjos guardar o Messias: “Em todos os seus passos, eles o sustentarão em suas mãos para que não tropece em alguma pedra”.

Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo; se, portanto, sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, muito mais devemos ser nós, seus membros, tão frágeis. Jesus, certa vez, falando das crianças que propunha como modelos de inocência, de simplicidade e docilidade, teve palavras fortes contra os possíveis escandalizadores das crianças e acrescentou: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos! Porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está no céu”.

Temos outro detalhe importante nos Atos dos Apóstolos: quando São Pedro, libertado da cadeia, por intervenção de um anjo, se dirigia à noite à casa do amigo Marcos, bateu à porta, mas de dentro não se atreviam a abrir, embora reconhecendo que fosse sua voz, pois diziam: “É seu anjo”. Esta frase traduz uma convicção dos primeiro cristãos relativa à existência de um anjo que acompanha cada um de nós.

Esta, de fato, é a crença universal e pacífica da Igreja em todos os tempos. São Bernardo, num sermão sobre o anjo da guarda, faz este comentário: “Deus ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos”. Esta afirmação da Sagrada Escritura deve despertar em ti uma grande reverência, aumentar tua gratidão, abrir teu coração à confiança. Reverência pela presença, gratidão pela benevolência, confiança pela proteção.

O anjo está junto de ti para te proteger. Sejamos profundamente gratos aos anjos nossos protetores, amemo-los com ternura como futuros co-herdeiros nossos e, enquanto esperamos, respeitemo-los como nossos intendentes e tutores dados pelo Pai como nossos guias.

Oração dos Santos Anjos da Guarda: Eterno Autor do mundo, que o céu e o mar guiais, segundo as nossas obras, Rei justo, nos pagais. O espírito soberbo às trevas condenastes com muitos companheiros, e os anjos bons firmastes. Tais anjos enviai-nos, e dai-lhes por missão guiar os nossos passos até a salvação. Que venham consolar-nos, mostrar-nos vosso amor, guiar-nos para o bem, vencendo o tentador. Guiai-nos pelos Anjos, ó Deus, durante a vida. Por sua mão nos levem à glória prometida. A vós, Deus Uno e Trino, louvor a todo o bem. Possamos, com os Anjos, no céu vos ver. Amém” (Liturgia das horas)

Devoção: –

Padroeiro: –

Outros santos do dia: Aldealdo, Bernardo, Dagamundo (ab); Diatéria, Eleutério (márts); Gerino, Leodegário (bispo); Modesto (diác.) Odrão, Primo, Teodoro, Cirilo e Secundário (márts); Satúrio, Sereno (er); Tomás de Cantalupo.