Santos Félix e Adauto

Dia 30 de agosto

História: São Felix era padre, um presbítero romano e vivia tranqüilamente até a perseguição de Diocleciano, no início do século IV, por volta de 304.

Foi condenado à morte no caminho para Óstia, e um grupo de soldados o conduziu ao local do suplício.

Ao longo do percurso alguém se aproximou e também se declarou publicamente cristão, sem temer a morte: era o chamado Adauctus, que significa adjunto, daí o nome Adauto.

Ambos foram decapitados. Seus túmulos foram encontrados em 1720 e sobre ele se erigiu uma basílica a mando do Papa Siricio.

Oração de Santo Félix e do Santo Adauto: Concedei-nos, Ó Deus Onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé, e pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

Devoção: A fidelidade a Cristo

Padroeiro: Perseguidos pela causa de Deus

Outros Santos do dia: São Fiacre (padroeiro dos jardineiros e motoristas de Taxi); João Juvenal Anciana (bispo); Ágilio, Amaltrude, Bonifácio e Tecla (Márts); Bonônio (ab); Dásio, Fantino, Sudacto( Mártir, juntamente com são Felix) Formério, Gaudência (Márts); Loam, Panmáquio, Pelaio, Arsênio, Silvano, Pedro(er.); Rumão (bispo); Fiacrio, Cesário de Arles e Rosa de Santa Maria