Santos Zacarias e Isabel

Dia 05 de novembro

História: Pais de João Batista, o profeta que Deus enviara para preparar o Caminho do Messias, Jesus Cristo.

Zacarias servia no Templo quando um anjo o avisou que mesmo sendo idosos, deles nasceria o precursor que prepararia o tempo em que Jesus haveria de pregar a Salvação.

Isabel foi servida por Maria, que ainda tão jovem concebera do Espírito Santo o seu filho Jesus. Eram primas. Zacarias era descendente de Aarão e ambos eram irrepreensíveis diante de Deus.

Oração de Santos Zacarias e Santa Isabel: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo; conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos profetas. É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança, e o juramento que fez ao nosso pai Abraão. Para conceder-nos que, livres do medo e arrancados das mãos dos inimigos, nós o sirvamos com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E a você, menino, chamarão profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhes os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados. Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte; para guiar nossos passos no caminho da paz. (Lucas 1,68ss) (Benedictus, cântico colocado na boca de Zacarias, pai de João Batista).

Devoção: À vontade de Deus

Padroeiro: Dos casais idosos

Outros Santos do dia: São Kenan de Glastonbury (popularmente invocado nas dores de dentes), Félix (presb); Eusébio (monge); Galacião e Espístemos, Filoteu, Domnino, Teótimo, Silvano (márt); Magno, Dominador, Romão (bispos); Leto (presb e conf.)