São Bartolomeu

Dia 24 de agosto

História: Bartolomeu assistiu aos prodígios operados pelo Mestre, ouviu Sua Mensagem, assistiu a Sua glorificação e depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as conseqüências de um testemunho comprometedor.

Pouco se sabe de suas atividades apostólicas. Segundo o breviário romano, Bartolomeu era da Galiléia e pregou na Índia o evangelho de São Mateus, depois foi para a Armênia, onde levou o rei Polímio à conversão juntamente com mais doze cidades.

Isso provocou a inveja de muitos sacerdotes não cristãos da região, que conseguiram ordem para matá-lo.

Oração de São Bartolomeu: Brilhando entre os apóstolos, do céu nos esplendores, Bartolomeu atende pedidos e louvores! Ao ver-te, o Nazareno te amou com grande afeto, sentindo num relance teu coração tão reto. Messias esboçado no Antigo Testamento a ti se manifesta na luz desse momento. E tanto a ti se une em íntima aliança, que a ti manda o martírio, a cruz que o céu alcança. Tu pregas o Evangelho, proclamas o homem novo: se o Mestre é tua vida, das vida à todo o povo. Ao Cristo celebramos, por toda a nossa vida, pois leva-nos à Pátria, à Terra Prometida.

Devoção: A pregação dos Santos Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo

Padroeiro: Dos açougueiros

Outros Santos do dia: São Ausendo de Sancy (intercessor dos que tendem a surdez ou surdos); Ptolomeu, Romão (bs,); Áurea (Vigem); Jorge Limniota (Monge); Tracião (Márts); Audeono (b.); Patrício (b); Eutíquio (cf); Emília de Vialar (fund.); Joana Artida Thouret (fund.).