São Beda

Dia 28 de maio

História: Beda, na língua saxônica, significa “oração”.

Nascido de uma modesta família, São Beda recebeu sua formação em dois mosteiros beneditinos de Wearmouth e Jarrow e neste último foi ordenado sacerdote aos 22 anos de idade.

Os três verbos que ele mais apreciava eram: aprender, ensinar, escrever. Escreveu sobre filosofia, cronologia, matemática, gramática, astronomia, música, medicina entre outras.

Mas antes de tudo São Beda era um teólogo dotado de um linguajar simples e fluente, acessível a todos. Concluiu sua volumosa obra histórica com uma oração que faremos nossa oração de gratidão a Deus e de pedido de misericórdia.

Suas ultimas palavras foram: “Erga minha cabeça e faça com que eu possa envolver meus olhos para um lugar santo, onde rezei, porque sinto em minha alma uma grande doçura”.

Oração de São Beda: Ó Deus, que iluminais a vossa Igreja com a erudição do vosso presbítero São Beda, o Venerável, concedei-nos sempre a luz da sua sabedoria e o apoio de seus méritos .Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Devoção: A aprender, escrever e ensinar

Padroeiro: Dos contemplativos

Outros Santos do dia: Bernardo de Menthon (fundador, padroeiro dos Alpinistas e monstanhistas); Justo, Senador, Germano, Pódio e Juvenal (bispos); Emilio, Félix, Príano e Feliciano, Crescente, Luciano, Eládio, Paulo, Elconida, Diascorides, Carauno (mártires); Eugênio (conf); Guilherme (eremita).