São Bernardino de Sena

Dia 20 de maio

História: Órfão de mãe aos três anos e de pai aos sete, foi criado por duas tias. São Bernardino de Sena freqüentou a universidade de Sena e, aos 22 anos ingressou na Ordem Franciscana.

Ordenado sacerdote, São Bernardino percorreu toda a Itália, pregando o evangelho e propagando a devoção ao nome de Jesus, simbolizada pelas três letras iniciais do nome de Jesus: JHS (Jesus Salvador do Homens), hoje conhecidas pelos católicos do mundo inteiro.

São Bernardino foi sem dúvida o pregador mais famoso na Itália do século XV, ao lado de São Vicente Ferrer e São João de Capistrano. O seu tempo foi marcado por calamidades que assolaram toda a Europa, causando morte e destruição.

Em 1400, o próprio São Bernardino, que nessa ocasião tinha 20 anos, percorria com seus companheiros as ruas de Sena, cuidando das vítimas.

Ao lado da peste, a guerra e a fome imprimiam um tom apocalíptico à situação, o que favorecia o misticismo e a meditação da paixão de Cristo.

Dentro desse quadro, a contribuição de São Bernardino para uma espiritualidade cristã, centrada no amor pessoal a Cristo, foi enorme: Cristo é o centro de toda a vida cristã. Pregador popular, conseguia conversões prodigiosas de seus ouvintes.

Obteve mais de 2000 vocações para a Ordem franciscana. Foi grande propagandista da devoção ao Santo Nome de Jesus e recusou três vezes a dignidade de bispo.

Oração de São Bernardino de Sena: Deus, nosso Pai, dai-nos a exemplo de São Bernardino, um espírito de sabedoria e de revelação para que realmente possamos conhecer e amar a Jesus, nosso Salvador. Iluminai-nos para que vos confessemos com nossa vida e, em virtude do Santo Nome de Jesus, vosso Filho, exorcizemos os males que atentam contra a saúde de nosso corpo e de nosso espírito. Pelo poder do nome de Jesus, afastai de nós o egoísmo, o ódio, a vingança, a indiferença. Livrai-nos de toda mentira e de toda malícia; voltai nosso coração para acolher e servir nossos semelhantes.

Devoção: À meditação da Paixão de Cristo e do Apocalipse

Padroeiro: Dos publicitários

Outros Santos do dia: Santa Basília, Sofia, Plautila, Saturnina (virgem); Baudélio, Águila, Alexandre, Astério, Telaleu, Áurea, Timóteo, Pólio, Eutíquio (mártires); Teodoro, Anastácio, Hilário, Comão, Peregrino (bispos).