São Bernardino Realino

Dia 02 de julho

História: De nobre família, doutorou-se em Direito e iniciou uma brilhante carreira literária e administrativa.

Estando noivo aos 28 anos de idade, faleceu-lhe a noiva. Freqüentou por três anos filosofia e Medicina em Bolonha, direito civil e acabou sendo prefeito em Felizzano de Monferato, advogado fiscal em Alexandria e novamente prefeito em Cassine assim como em Castel Leone, indo posteriormente a Nápoles como auditor e tenente geral.

Porém, agraciado com a aparição de Nossa Senhora e do Menino Jesus aos braços, fê-lo desiludir-se ainda mais completamente das coisas do mundo, resolvendo consagrar-se inteiramente a Deus.

Ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote, progredindo rapidamente nas vias da perfeição cristã. Recebia graças místicas, lia segredos dos corações, profetizava, tinha o dom de curar doentes com sua bênção.

Apóstolo do confessionário, tinha também o dom do conselho, sendo procurado até por bispos e príncipes que desejavam sua orientação. O Papa Paulo V e diversos soberanos lhe escreviam, pedindo orações.

Quando Roberto Belarmino o encontrou pela primeira vez, colocou-se de joelhos diante dele, embora fosse superior a Bernardino na hierarquia da Companhia de Jesus pela sua grande fama de santidade. Foi beatificado em 1895 por Leão XIII e canonizado por Pio XII a 22 de Junho de 1947, como exemplo de educador.

Oração de São Bernardino Realino: São Bernardino Realino, que tudo tivestes para ser honrado e laureado pelos homens, mas preferistes, pelas graça de nossa Divina Mãe o caminho do sacerdócio, constituindo-vos um exemplo em santidade entre os jesuítas e para todos os que o procuravam para se aconselhar convosco, pedimo-vos, pela vossa intercessão, em especial por todos os jesuítas espalhados pelo mundo inteiro: para que possam, a vosso exemplo e a exemplo de vosso santo fundador santo Inácio de Loyola, serem santos e santificadores. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: A Palavra de Deus, e um filial amor pela Trindade e a Maria Santíssima.

Padroeiro: Da cidade de Lecce e dos educadores

Outros Santos do dia: São Swithun de Winchester (contra a seca); Adiosdado, Aristão, Crescêncio, Eutiquiano e Urbano (márts.); Basílio, Ciro (anac.); Juvenal, Longinos (márts.); João Francisco de Regis, Fco. De Jerônimo, Julião Marnoir e Antonio Baldinucci SJ.