São Bernardo de Clairvaux

Dia 20 de agosto

História: São Bernardo de Clairvaux é autor da oração “Salve Rainha” entre outras, quando ainda era muito jovem, resolveu ser monge em Cister.

Logo a vida monástica influenciou seus outros cinco irmãos: Guido, Nissardo, Umbelina, Gaudry e Tascerlino. Todos deixaram o conforto do castelo para dedicarem suas vidas a Deus.

Além desses jovens, muitos outros foram atraídos para o mundo cisterciense, fazendo-se necessária a fundação de novos mosteiros. O encarregado dessa missão foi o próprio Bernardo, que deixou Citeaux carregando uma cruz e seguido por doze religiosos.

Seguiam as regras beneditinas rigorosamente: oração e trabalho, sob a obediência absoluta do abade. Mas antes das regras, Bernardo pregava outra coisa, o amor: naqueles que amamos, encontraremos repouso, e o mesmo repouso oferecemos a todos aqueles que amamos.

Exerceu grande influência e peregrinou por toda a Europa além de seus retiros para escrever suas doces e otimistas obras, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos. Fundou mais de sessenta instituições religiosas em toda a Europa.

Oração de São Bernardo de Clairvaux: Bendito sejais, Deus, que concedestes inumeráveis graças a São Bernardo, fazendo-o firme instrumento das coisas do céu e fundador da Ordem dos Cisterciences. Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos. Por Jesus e Maria, amém.

Devoção: À oração, trabalho, obediência e amor

Padroeiro: Dos apicultores

Outros Santos do dia: Bernardo (ab. e dr); Adoindo (ab); Adivino, Amador, Brígida (ab); Cristóvão e Leivigildo (Márts.); Denócio, Edberto, Eberto, Filiberto (ab); Leôncio e Carpóforo (mrs); Lúcio (Monge); Máximo (ab); Osvino (rei); Poemen e Eudóxia, Profírio (márts); Samuel (pf); Serônio, Severo e Men (Márts).