São Bráulio de Saragoza

sao_braulioDia 26 de Março

História: Aos 20 anos entrou na abadia de santa Engrácia, assim como seu irmão Fruminiano e sua irmã que se tornou abadessa. Somente uma de suas irmãs se casou.

Seu pai, Gregório e seu irmão mais velho, João, foram bispos. Nessa abadia São Bráulio fez os estudos elementares, ajudado pelo seu irmão João, na vida ascética. Dez anos após foi para Sevilha (Espanha) aperfeiçoar-se com santo Isidoro.

As grandes obras de São Isidoro foram compostas por solicitação de São Bráulio e que no final recebeu o encargo de completá-la em 637. Retornou a Saragoça em 625 e quando em 631 faleceu o bispo João, foi nomeado arcediácono e lhe confiaram a administração dos negócios eclesiásticos. E num tempo terrível de pestes, flagelos, carestias, Bráulio, pedindo conselhos e ajuda foi superando tanta crise.

Tomou parte de três concílios de Toledo (633,636,638). Correspondia com o Papa Honório I. Por volta dos anos 650 estava praticamente cego e esgotado e morreu no ano seguinte. São Bráulio foi o melhor escritor espanhol de seu tempo, depois de São Isidoro de Sevilha. Um grande bispo, nascido numa família de santos que ajudou e muito na consolidação da Igreja no reino espanhol.

Oração de São Bráulio de Saragoza: Senhor, nós vos pedimos, pela intercessão de São Bráulio, por nosso País e seu desenvolvimento cultural. Para que os governantes incentivem os estudos, abram escolas, bibliotecas, de maneira que todos tenham oportunidade de instrução e formação. Rogamos, de maneira especial, pelas crianças e jovens carentes, para que toda a população unida crie para eles novas oportunidades de vida. Amém.

Devoção: –

Padroeiro: Dass missões do evangelho

Outros Santos: São Ludgero; Félix, Teodoro (bispos); Serapião (presb); Irineu (diác); Amônio, Pedro, Marciano, Jovino, Tecla e Cassiano, Montano e Máxima, Quadrado, Teodósio, Manuel, Eutíquio, Cóstulo, Guilherme (mártires); Basílio (anac); Gabano (abade)

CategoriasSem categoria