São Clemente I

Dia 23 de novembro

História: São Clemente foi o quarto Papa a ocupar o lugar de são Pedro na história da Igreja.

Foi ele quem escreveu a primeira Encíclica no ano 95 d.C, com o objetivo de alertar aos padres de Corinto sobre o perigo do ciúmes.

Assim ele nos diz: “Devido ao ciúme e à inveja, os maiores e mais retos pilares da Igreja foram perseguidos e mortos”. O quadro, infelizmente ainda se repete ainda em nosso dias.

Caluniado foi mandado a uma ilha para carregar barris de água e um milagre ocorreu: nasceu um rio no local.

Os pagãos, convencidos de que se tratavam de um feiticeiro e não de um santo, ataram-lhe uma âncora ao pescoço, jogaram-no no mar que se abriu! E assim os cristãos puderam reaver seu copo para veneração.

Oração de São Clemente I: Deus de toda carne, que dais a morte e a vida, que abateis a insolência dos orgulhosos e frustrais as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre. Matai a fome dos indigentes e libertai aqueles que entre nós sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquecei nossos pecados, erros e quedas; não leveis em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz, não só para nós, mas também para todos os habitantes da terra.

É de vós que os nossos príncipes e os que no mundo nos governam recebem o poder: dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade; dirigi os seus propósitos pela senda do bem. Só vós podeis fazer tudo isso e conceder-nos ainda maiores benefícios. Nós o proclamamos em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Devoção: À evangelização

Padroeiro: Dos consagrados ciumentos

Outros Santos do dia: Columbano (aba); Felícitas, Lucrécia (vrgs); Sisínio (márts.); Anfilóquio, Gregório (bispo); Trudão (presb); Asclepíodoro de Perusa.