São Cléofas

Dia 25 de setembro

História: São Cléofas ou São Cléopas, era irmão de São José e pai de Judas e Simão. Simão foi o indicado para suceder depois a Tiago Menor, como bispo de Jerusalém.

Encontramos a citação no Evangelho em que João chama mostra que Nossa Senhora era irmã de Maria de Cléofas, a qual era casada com Cleofas e que se encontrava presente com outras piedosas mulheres no Calvário.

Maria de Cléofas é mãe de Tiago menor, de José, de Judas e de Simão: portanto, Cléofas era o pai deles. Pai de três apóstolos. Cléofas era natural de Emaús.

Cléofas foi um das testemunhas da Ressurreição, um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade.

Oração de São Cléofas: São Cléofas que tivestes a felicidade de ter três de seus filhos, apóstolos de Jesus e serdes casado com uma santa mulher que vos era unidade em santidade, olhai por nossos filhos, jovens do mundo inteiro para que fugindo do caminho das trevas, sejam conduzidos à luz do Divino Mestre. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: A Nosso Senhor Jesus Cristo

Padroeiro: Dos que vacilam na fé

Outros santos do dia: Teresa Conderc (rei); Firmino (bispo); Cléofas; Herculano, Paulo, Tata, Sabiniano, Máximo, Rufo, Eugênio, Bardomiano, Eucarpo, (márts), Lobo, Anastácio, Solêmnio, Princípio, Vicente Mª Stambi (bispo); Aurélio, Neomisía (virgens).