São Estanislau de Kostka

Dia 13 de novembro

História: De nobre família foi enviado aos 15 anos para estudar no Colégio dos Jesuítas em Viena, com seu irmão mais velho e dois primos.

Porém, um decreto do imperador Maximiliano dissolveu a Companhia de Jesus.

O pequeno grupo então hospedaram-se no palácio do príncipe Kimbercker para continuar seus estudos interrompidos.

Esse príncipe era um luterano protestante fanático. Estanislau sofreu verdadeiros tormentos pois seu irmão, primo e o príncipe sempre o repreendia por sua fé, ridicularizando-o.

Ficou doente por tantos sofrimentos, mas foi curado por Nossa Senhora, que aparecendo-lhe pediu-lhe que se tornasse jesuíta.

Seu pai se opôs terminantemente e Estanislau fugiu disfarçado de mendigo: pelo caminho foi pedindo esmolas até chegar em Ausgburgo, a pé, chegando até o provincial – o qual também seria canonizado posteriormente (Pedro Canísio) que prometeu recebê-lo na Ordem, enviando-o novamente para fazer seu noviciado em Roma.

Por nove meses fez o Noviciado em intensíssima experiência mística e simplicidade, abrasado pelo amor a Deus. Na véspera da Assunção de Nossa Senhora, como o tinha desejado, faleceu ardendo em febre. Juntamente como são Luiz Gonzaga e João Berckmans, tornou-se padroeiro da juventude.

Plenificando sua vida em santidade, aprouve o Senhor tirá-lo do meio das iniqüidades desta Terra com pouca idade.

Oração de São Estanislau de Kostka: Santo Nosso de cada dia, rogai por nós Deus, nosso pai, vós nos chamais a colocar em prática as vossas palavras, a cumprir o vosso mandamento de amor. Somente assim estamos construindo nossa casa sobre a rocha firme e inabalável. Fazei, pois, que jamais omitamos nossos deveres e nossso compromisso com o vosso Evangelho que é servir.

Santo Estanislau procurou tornar concreta sua opção de fé, vivendo intensa e profundamente sua curta existência, uma existência cheia de significado e de sentido. Fazei que nós também não sejamos daqueles que apenas falam, mas não fazem. A religião verdadeira aos vossos olhos é aquela que Jesus, vosso Filho, cumpriu com o testemunho de sua vida: Ele me enviou para levar a boa nova aos pobres, curar os corações aflitos, anunciar a redenção aos cativos, e a libertação aos encarcerados, e para proclamar um ano de graça da parte do Senhor (Isaías 61:1-2).

Devoção: Ao ato de confessar as pessoas

Padroeiro: Dos ossos fraturados

Outros Santos do dia: São Bomhomem de Cremona (popularmente conhecido como padroeiro dos negociantes)Leandro (bispo); Diego de Alcalá, Nicolau I (papa); Mítrio, Arcádio, Pascásio, Probo, Eutiquiano e Paulinho; Valentim, Solutor e Vítor, Antonino e Zenina, Germano, Enafa (Vg).