São Fidélis de Sigmaringen

Dia 24 de abril

História: Marcos era ser verdadeiro nome de batismo de São Fidélis de Sigmaringen. Estudou na Universidade de Friburgo, na Suíça.

Formou-se em Direito e por vários anos exerceu o seu ofício em Colmar, na Alsácia. Ali era chamado de “o advogado dos pobres”, porque prestava seus serviços gratuitamente a quem não podia pagar.

Até os 34 anos São Fidélis de Sigmaringen não tinha ainda encontrado seu caminho definitivo. De família nobre, estudou em Friburgo, filosofia, tornando-se em 1601 doutor em filosofia.

Recebeu também o título de doutor em direito civil e canônico e foi nomeado advogado do tribunal de justiça em Ensisheim (Alsácia). Devendo ser incompatível a advocacia era incompatível ao seu místico chamado interior. Ingressou ao convento dos Capuchinhos de Friburgo, e em 1612 tornou-se frade.

São Fidélis de Sigmaringen escreveu numerosos escritos que o constituíram num dos mestres da espiritualidade franciscana. A pedido de Gregório XV, foi enviado à Récia (Suíça), a fim de combater a heresia calvinista. Acusado de espionagem a serviço do imperador austríaco, os calvinistas tramaram sua morte, que ocorreu em Grusch.

Dez dias antes de sua morte, escreveu: “Sei que vou morrer assassinado. Assinado, Frei Fidélis, que logo mais será pasto dos vermes”. Dizem que, ferido por um golpe de espada, pôs-se de joelhos e perdoou aos seus assassinos, rezando por eles esta oração: Senhor, perdoai meus inimigos. Cegos pela paixão, não sabem o que fazem. Senhor Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Jesus, assisti-me. Amém.

Oração de São Fidélis de Sigmaringen: São Fidélis de Sigmarigen, desejo vos entregar todos os jovens que estão sendo chamados à sublime vocação sacerdotal. Encaminhai-os, para que nunca se decepcionem com os contratestemunhos e que olhando apenas para Jesus, possam se tornar valente guerreiros de Cristo, como o fostes. Que nossa incoerência entre palavra e vida não mais subsista e que a vossa bênção seja derramada sobre todos os que a vós recorre. Por cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: À justiça, às missões, ao combate às heresias

Padroeiro: Dos combatentes às heresias

Outros Santos do dia: Maria Eufrásia Pelletin (fundadora), Sabas e Alexandre, Vitálio, Zenão, Eusébio, Neão, Leôncio e Longino (mártires); Melitão, Gregório, Honório (bispos); Egberto (presb); Deusdado (abade); Bora e Doba (abadessa de Reims).