Dia 12 de setembro
História: Nascido de uma família de camponeses, São Guido distribuiu seus poucos bens aos pobres e se consagrou inteiramente ao serviço de Deus.
São Guido de Anderlecht viveu cerca de dois séculos antes de Francisco de Assis, mas tem uma trajetória muito semelhante a dele.
Peregrinou durante sete anos visitando os principais santuários da Europa, Roma e depois retornou à sua região de origem, santificando-se no humilde ofício de sacristão de uma igreja.
São Guido de Anderlecht viveu cerca de dois séculos antes de Francisco de Assis, mas tem uma trajetória muito semelhante a dele.
Desenvolveu naturalmente um total desapego aos bens materiais. Doou tudo que tinha aos pobres e tornou-se peregrino.
Após muito peregrinar, para se tornar útil à comunidade, sem abandonar a vida de prece e contemplação, hospedou-se na casa de um padre numa região próxima a Bruxelas, tornando-se sacristão.
Mas sua vocação pra o crescimento espiritual falou mais alto e novamente viajou até Jerusalém em peregrinação. Pouco tempo depois falecia, sem ter se tornado popular, como outros santos, mas deixando uma marca indiscutível de liberdade espiritual e despojamento.
Após ter morrido, muitos milagres e prodígios ocorreram em sua sepultura, e somente então foi glorificado aquele que, durante toda a vida, permanecera oculto e apagado.
Oração do São Guido de Anderlecht:
Devoção: Vida oculta no serviço de Deus
Padroeiro: Dos Peregrinos
Outros santos do dia: Francisco de Caldarola; Autônomo, Carânoto (bispos); Hierônides, Leôncio, Serapião, Selésio, Valeriano, Estratão, Macedônio, Teódulo, Taciano (márts); Sacerdote, Silvno (bispos); Guido (cf); Vifredo (abade); Isabel Ana Seton.