São Josafá

Dia 12 de novembro

História: De nobre família ortodoxa católica, nascia João Kuncewycz, o futuro apóstolo da unidade dos cristãos do oriente, que veio a receber outro nome no sacerdócio.

Josafá foi uma das vítimas mais conhecidas num estado de tensão permanente: os cossacos da região de Dnieper, local entre a Polônia e a Rússia, fervorosos na fé ortodoxa constituíam uma ameaça permanente à Igreja Católica.

Em 1596 o Sínodo de Brest realizou a união dos rutenos (russos) com a Igreja de Roma, como um passo importante que poderia despertar a esperança da união de outras igrejas ortodoxas, inclusive da russa. Mas ainda não havia chegado essa hora.

E Josafá, monge basiliano dedicou sua vida em busca dessa união. Infelizmente foi trucidado pelos inimigos do Papa, em Vitebsk, quando lá estava em visita pastoral. Em 1643 foi declarado bem-aventurado e em 1867 foi canonizado.

Oração de São Josafá: Deus, nosso Pai, ouvindo o apelo de Jesus Cristo, São Josafá quis reconstruir a unidade da família dos filhos de Deus: Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E como Jesus, São Josafá foi eliminado. E os que o mataram julgavam agradar a Deus.

Ainda hoje, Senhor, o vosso nome continua sendo usado em vão. Em vosso nome santo, cometemos as maiores atrocidades. Renegamos no íntimo de nós e mediante os nossos gestos a nossa verdadeira vocação cristã, que é criar a unidade e estabelecer a união e a comunhão entre os homens. Por isso, nós vos pedimos: dai-nos a graça de permanecermos unidos e presentes no meio da sociedade, para que aqueles que virem o nosso testemunho de unidade acreditem em vós, Deus de ternura e de bondade, Deus da comunhão, Pai, Filho e Espírito Santo.

Devoção: À unidade entre os cristãos do Oriente

Padroeiro: Do ecumenismo

Outros Santos do dia: Aurélio e Púbio, Livino (bispos); Benedito, João, Mateus, Isaac e Cristiano, Paterno (márts.); Rufo, Renato, Benigno e Aniberto (bispos); Emiliano (presb); Nilo, Anastácio, Nanfásio (er).