São Leonardo de Noblac

Dia 06 de novembro

História: Filho de nobres, Leonardo não quis seguir a carreira militar, preferindo ajudar ao Bispo São Remígio, que era muito amigo do Rei e aproveitava-se dessa amizade para colocar em liberdade a prisioneiros, em sua maioria inocentes.

Quando lhe ofereceram para ser Bispo, disse preferir a vida solitária no meio de uma floresta – em vida contemplativa e assim o fez.

Certa vez o Rei Clóvis estava acompanhado pela rainha, prestes a dar a luz. Começando a sentir dores de parto Deus ouviu as orações do santo e teve um parto muito feliz.

O rei então lhe presenteou com um imenso terreno para que construísse um mosteiro. Na Europa Central há inúmeras igrejas, capelas e localidades a ele dedicadas.

Oração de São Leonardo de Noblac: Ó Senhor Deus, fazei que a exemplo dos santos saibamos apresentar-nos diante de Vós como uma oferenda agradável e pura, agora e na hora de nossa morte. Amém. São Leonardo de Noblac, rogai por nós.

Devoção: Às orações

Padroeiro: Dos presos e encarcerados

Outros Santos do dia: André, Emiliano, Estevão (bispos); Severo (bispo); Sofia, Félix, Ático (márts); Gala, Vinoco e Leonardo (cfs); Aquerico e Guilherme, Agripano, Beatriz, Comásia (márts.); Cronão, Emiliano (bispos); Fluviano, Iltuto, Luateno (abs); Lupâncioo, Rômulo (presb); mártires da Indochina.