São Lourenço Justiniano

Dia 05 de setembro

História: De família ilustre, foi um bispo veneziano no século XV. Entrou para a Congregação dos Cônegos Regulares e aos 26 anos já era sacerdote.

Logo foi eleito superior da Ordem de São Jorge. Foi sagrado bispo de Veneza por Eugênio IV.

Era um homem de vida simples e abnegada, respeitoso, cordial e seguro do significado da sua missão.

Fundou dezenas de mosteiros e numerosas igrejas. Certa vez, foi atacado por um tumor na garganta, e teve que se submeter a diversas intervenções cirúrgicas rudimentares, sem anestesia ou queimar com ferro em brasa, mas ele suportava mesmo com humor, animando os médicos que o tratavam.

Sua humildade era imensa, tanto no convento fazendo os trabalhos mais modestos, como no serviço aos doentes.

Escreveu muitos livros sobre espiritualidade. Aos 74 anos escreveu o seu último livro, vindo a falecer logo depois em 1456. Lourenço quer dizer “aquele que é adornado com louro”, “aquele que é vitorioso”.

Oração de São Lourenço Justiniano: Ó Deus, dai-nos pelo exemplo e intercessão de São Lourenço Justiniano a graça de Vos servir com alegria e humildade, de assistir os mais necessitados, de vivenciar a Vossa Palavra e buscar a santidade. Vós pedimos também por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade com o Espírito Santo. Amém!

Devoção: Amparo aos aflitos e atribulados

Padroeiro: Dos aflitos e atribulados

Outros Santos do dia: Obdúlia (Virg.); Vitoriano(b); Herculano, Rômulo, Eudóxio, Macarião, Zanão, Urbano, Quíncio, Arcôncio, Donato, Teodoro, Menédomo, Dídimo (Márts); Berto (ab.); Alberto e Guido, Aniano, Ansarico, Arcião, Acôncio, Sanch, Nono e Comps (Márts).