São Luís Bertrán

Dia 09 de outubro

História: Ingressou na Ordem dominicana contra a vontade paterna. Após ser ordenado sacerdote aos 23 anos passou a ser mestre de noviços.

Pediu licença aos superiores e foi pregar aos índios do Novo Mundo. Lá esteve por sete anos evangelizando regiões americanas que hoje pertencem à Colômbia.

Converteu e batizou muitos milhares de indígenas, correndo nesse apostolado grandes riscos: chegou a ser envenenado por duas vezes e em quatro outras ocasiões esteve muito próximo de receber o martírio.

Retornando à Espanha, foi eleito superior em três conventos de sua Ordem.

Procurou restaurar a disciplina tradicional e aplicar as regras do Concílio de Trento em todos os membros dos conventos.

Despertou com isso muitas antipatias, e chegou a colocar, à maneira de desafio, à porta de sua cela, um letreiro com as palavras do Apóstolo São Paulo: “Se quisesse agradar aos homens eu não seria servo de Cristo”.

Ainda por sete vezes exerceu as funções de mestre de noviços. Por suas mãos de formador experimentado passaram centenas de jovens, muitos dos quais tiveram causas de beatificação introduzidas.

Oração de São Luís Bertrán: São Luiz Bertrán que a tantos convertestes, que olhastes a cada jovem como um futuro missionário de Nosso Senhor, olhai também benignamente todo o nosso clero, todas as desordens que possam existir dentro de nossa sociedade e na própria Igreja. Concedei a todos os missionários intensa luz e uma vida de santidade para que possam convencer muito mais do que multiplicadas palavras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: À disciplina, ordem e tradição

Padroeiro: Dos reformadores

Outros santos do dia: São Denis (invocado em dores de cabeça e possessões diabólicas); São João Leonardo, Maria Soledade (fund); Tomás de Vilanova (bispo); Eulâmpio e Eulâmpia (virgem); (irs); Claro (bispo); Venãncio, Daniel, Samuel, Ángelo, Leão, Nicolau, Hugolino, Gereção, Alderico, Basiano, Vitor, Cássio e Florêncio (márts); pinito, Paulino, Cerbônio (bispo); Teófilo (monge); Zacarias (conf.).