São Pacômio

Dia 09 de maio

História: São Pacômio foi o primeiro organizador da vida comum nos cenóbios, a vida monacal organizada, com um superior e, sua regra, que conta com 192 preceitos, continha hierarquia.

Uns eram enfermeiros, ecônomos, confessores, etc. São Pacômio exerceu influência em toda a vida religiosa através dos séculos. Retirou do mundo a fim de dedicar toda sua vida à oração, à penitência, à solidão.

A comunidade fundada por ele teve um desenvolvimento tão rápido que durante sua vida reuniu sete mil monges e no final do sendo V, chegava a cinquenta mil.

A base da vida religiosa era constituída fundamentalmente pela irrestrita castidade, pobreza e obediência ao superior. Pontualidade, silêncio, disciplina, recitação de certas preces, algumas penitências, tudo para São Pacômio incrementar o processo ascético dos monges.

Oração de São Pacômio: Concedei-me, Ó Deus, a Graça de uma vida de oração e devoção, como a de vosso servo São Pacômio, e por sua intercessão, dai-me a graça que vos peço. São Pacômio, rogai por nós.

Devoção: À santidade

Padroeiro: Dos eremitas

Outros Santos do dia: São Nicolau Albergati (bispo e confessor); Gerôncio, Priso, Mainardo, Gregório (bispos); Hermano (conf); Bento, Dubão, Tomé, Estevão e Egidiano (abades); Santa Luminosa (virgem).