São Pedro Crisólogo

Dia 30 de julho

História: São Pedro, foi um dos oradores mais famosos da Igreja Católica, e foi educado pelo Bispo dessa cidade Cornélio, pelo qual conservou sempre uma grande veneração.

O Bispo Cornélio convenceu a São Pedro de que no domínio das próprias paixões e no rechaçar dos maus desejos reside a verdadeira grandeza, e que este é um meio seguro para conseguir as bênçãos de Deus. São Pedro gozou da amizade do imperador Valentiniano e da mãe deste, Plácida, e por recomendação de ambos, foi nomeado Arcebispo de Ravena.

Também gozou da amizade do Papa São Leão Magno. Quando passou a ser arcebispo de Ravena, havia nesta cidade um grande número de pagãos. Ele trabalhou com a tanto entusiasmo para convertê-los, que quando ele faleceu já eram pouquíssimos os pagãos neste lugar.

Seus sermões eram de grande agrado das pessoas e por isso lhe puseram o sobrenome de “crisólogo”, que deseja dizer, que fala muito bem. Sua maneira de falar era concisa, sensível e prática.

As pessoas se admiravam por suas exortações bastante breves, serem capazes de resumir as verdades mais importantes da fé. Conservam dele, 176 sermões, muito bem preparados e cuidadosamente redigidos.

Por sua grande sabedoria ao pregar e escrever, foi nomeado Doutor da Igreja, pelo Papa Benedito XIII. Recomendava muito a comunhão freqüente e exortava a seus ouvintes a converterem à Sagrada Eucaristia em seu alimento de todas as semanas.

Oração de São Pedro Crisólogo: Dai-nos, Senhor Deus Altíssimo, a Graça de sermos sempre verdadeiros na defesa da verdadeira Doutrina, ensinada e sustentada pelo Magistério Romano, e pela intercessão de São Pedro Crisólogo, concedei-nos a Graça que ardentemente vos pedimos. São Pedro Crisólogo, rogai por nós.

Devoção: A pregação do Evangelho

Padroeiro: Dos oradores

Outros Santos do dia: Outros santos do dia: Abdão e Senen (márts.); Angelina, Epeneto, Epilécio (bispos); Ermengita (vg); Gerardo, Germano, Júlia (márts.); Imetiero (monge); Máxima, Donatila e Segunda , Septimia e Augusta (márts.); Silano (er.); Tatvino (bispo); Terêncio.