São Pio X

Dia 21 de agosto

História: Seu nome de batismo era José Melquior Sarto. Seu pai, funcionário da prefeitura, morreu, deixando sua mãe, Margarida Sanson, com dez filhos para criar.

São Pio X , que já havia iniciado os estudos do seminário, bem que quis interrompê-los para ajudar sua mãe, mas ela o motivou a continuar. Aos 23 anos, foi ordenado sacerdote.

Por 9 anos, foi capelão em Tômbolo; por mais nove, foi pároco em Salzano, por outros nove, cônego e diretor espiritual em Treviso, nove anos bispo de Mântua e outros nove anos, catedral-patriarca; foi eleito papa em 1903, quando ocupou o lugar do papa Leão XIII, até 1914, ano em que morreu, no dia 20 de agosto.

O lema de seu pontificado era o de restaurar todas as coisas em Cristo. Promoveu diversas mudanças na vida interna da Igreja, como a renovação litúrgica, derrubou as barreiras seculares que separavam a Cúria romana da prática pastoral, codificou o direito canônico, e foi considerado o maior inimigo dos inimigos da Igreja.

Mesmo sendo papa, Pio X fez questão de conservar a simplicidade de vida que provinha de sua origem camponesa.

Oração de São Pio X: Bendito sejais Deus, Senhor do céu e da terra, que nos destes a graça do papado e um tão grande intercessor como São Pio X. Concedei-nos, Senhor, pela intercessão de tão insigne santo, a graça da paz para toda a Igreja de Cristo e para todos os seus membros e fiéis. Por Cristo e Maria, amém.

Devoção: Restaurar todas as coisas em Cristo.

Padroeiro: Da vida secular

Outros Santos do dia: Basa, Teognio, Agapio e Pisto, Bonoso, e Maximiliano (Márts); Ciríaca, Donato e Rômulo (Márts); Euprério, Juliano e Leôncio (bispo); Luxúrio, Ciselo e Camerino (Márts); Natal, Paterno, Privado (bispo e Mártir); Senac e Teocleta.