São Ricardo Reynolds

Dia 04 de maio

História: São Ricardo Reynolds foi um mártir no tempo do cisma de Ricardo VIII, na Inglaterra, e nesse dia aconteciam os primeiros martírios. Ricardo nasceu em 1488/89.

Foi aceito como noviço na ordem de Santa Brígida em 1512, passou alguns anos da universidade e fez seus votos perpétuos em 1513. Obtendo bacharelado em teologia pela Universidade de Cambridge foi contratado como pregador na universidade.

Os mosteiros de Santa Brígida eram formados por duas comunidades; uma para homens e outra para as mulheres, porém a abadessa era a superiora de ambas. São Ricardo era o único monge inglês que conhecia bem o latim, o hebraico, o grego e escreveu 94 obras.

Em 1535 foi preso na torre de Londres porque haver se recusado a prestar juramento de supremacia ao rei, ato considerado como grande traição.

Quando lhe perguntaram porque se negava, respondeu que preferia ficar com o resto da Igreja com sua tradução do que com a opinião do parlamento de um só reino. Pediu alguns dias para se preparar para morte e lhe foi concedido. No dia 4 de maio com mais 4 missionários foram enforcados em Tybum. São Ricardo Reynolds assistiu a morte dos outros e, em seguida, foi enforcado.

Oração: –

Devoção: À fidelidade aos princípios evangélicos

Padroeiro: Do perigo de afogamentos

Outros Santos do dia: Silvano, Ciríaco (bispos); Santa Pelágia; santo Antonio, Porfírio, Paulino (mártires); Sacerdote, Venério, Godeberto (bispos); Corcódomo (diácono); Floriano (confs); Nicéforo, João Martinho Moyw (fundas).