São Roque Gonzales

São Roque Gonzales

Dia de 19 novembro

História: Com 32 anos se tornou sacerdote Jesuíta e por vingança de um feiticeiro da tribo teve que dedicar-se as funções entre os índios guaranis evangelizando-os, organizando-os socialmente, instruindo-os e defendendo-os de brancos que desejavam escravizá-los.

Sua vida ali era muito difícil, mas em tudo via a vontade e de Deus. Comia raízes, farinha de milho, capim, pão e as vezes carne.

Em tudo Roque Gonzáles dava glórias a Deus. Morreu martirizado aos 52 anos de idade.

Oração de São Roque Gonzales:

Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque González e seus companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve.

Será que foram inúteis para nós o vosso sangue e as vossas dores no Calvário? Intercedei por nós para que os injustiçados sejam libertos, os pecadores se convertam, os fracos se fortaleçam, os aflitos sejam confortados. Vós bem sabeis como é o mundo em que vivemos, como são numerosos os inimigos que nos atacam e sabeis também o quanto somos fracos. Olhai com bondade para nós e caminhai conosco. Amém.

Devoção: À evangelização

Padroeiro: Dos que não aceitam o que não se pode mudar

Outros Santos do dia: Nossa Senhora da Divina Providência (padroeira do Porto Rico); Cripino (bispo); Máximo (presb); Fausto (diác.); Feliciano, Exupério, Azás, Severino, Baixo, Dionísio e Agapito, Barlaão (márts.); Abdias (prof.).