São Ruperto

sao_rupertoDia 27 de Março

História: São Ruperto nasceu na Áustria (Salisburgo) e foi o primeiro bispo local. Sua imagem é representada com um saleiro às mãos, pois a palavra Salisburgo significa sal.

Festejado nas regiões de língua alemã e na Irlanda, é considerado modelo aos monges irlandeses. Foi o primeiro bispo de Salisburgo (Áustria) e pertencia a família de condes (Robertini).

No ano 700 foi para Baviera e fundou a 120 quilômetros de Salisburgo, uma igreja em honra a São Pedro, apóstolo, apoiado pelo conde Teeldo de Baviera, desejando fundar ali um convento.

Porém vendo que o lugar que não era assim tão próprio, pediu ao conde um novo terreno perto do rio Salzach, nas proximidades de Juvavum, antiga cidade romana.

O mosteiro também dedicado a São Pedro é o mais antigo da Áustria e seu progresso de seu a doze conterrâneos seus, dois deles (Cunialdo e Gislero mais tarde considerados como santos).

São Ruperto é reconhecido como fundador da Nova Salisburgo. Partiu para a eternidade a 27 de março de 718 e suas relíquias são conservadas na belíssima catedral de Salisburgo, construída no século XVII.

Oração de São Ruperto: Senhor, por intercessão de São Ruperto, queremos hoje vos rogar pelas vocações religiosas; para que os jovens vocacionados encontrem apoio em suas famílias e na sociedade para o desenvolvimento da Igreja. Rogamos também por todo o clero, para que, na santidade, governem com sabedoria o Seu povo. Amém.

Devoção: À evangelização

Padroeiro: Dos fundadores

Outros Santos: Paulo, Gelásio e Felipe (bispos); João (erm); Alexandre, Fileto, Lídia, Macedão, Teoprépio, Anfilóquio, Crônidas, Zebinas, Lázaro, Marotas, Narsetas (mártires); Bercário e Rômulo (abades).

 

CategoriasSem categoria